Química no Enem: o que estudar para garantir a melhor nota.

Disciplina que faz parte da prova de Ciências da Natureza junto com Física e Biologia, a Química costuma ser cobrada de diferentes formas no Enem. Temos que lembrar que essa é uma prova que costuma se apoiar na interdisciplinaridade, exigindo do candidato diversos conhecimentos diferentes em uma mesma questão.

Neste post, conheça os assuntos de Química que mais costumam cair no Enem e prepare seus estudos para garantir uma boa nota. Acompanhe!

O que estudar para a prova de Química no Enem

Separamos 8 assuntos que costumam ser bastante cobrados na prova de Química no Enem. São eles:

1. Estequiometria

Trata-se da área da Química que estuda as relações entre as quantidades dos produtos e reagentes que podem ser expressas em massa, volume, etc. Conceitos como mol, Lei dos Gases , Leis Ponderais, número de Avogadro e a conversão de unidades de medida costumam ser cobrados. Dessa forma, muitas das questões podem ser resolvidas com uma simples regra de três.

Vale ressaltar, porém, que essas questões costumam exigir bastante capacidade de interpretação textual do candidato, sendo necessário conhecer bem os termos químicos que envolvem os cálculos estequiométricos e saber organizar os valores que são apresentados no enunciado para montar as relações das reações descritas no texto.

2. Termoquímica

Outro assunto de Química muito cobrado no Enem é a Termoquímica. Para resolver essas questões, é fundamental saber identificar os processos de obtenção, troca e transformação de energia.

Os conceitos de processos exotérmicos (ΔH < 0), que liberam energia, e endotérmicos          (ΔH > 0), que absorvem energia, devem estar bem compreendidos pelo candidato. Outra definição importante é de entalpia e sua variação em uma reação química: ΔH = ΔH final – ΔH inicial.

Vale ter em mente também que em toda reação química ocorre troca de energia (absorção ou geração de calor) e que, por conta disso, pode haver mudança no estado físico das substâncias presentes no sistema.

3. Radioatividade

As questões de Química que caem no Enem que tratam de radioatividade costumam envolver conceitos como fissão e fusão nuclear, isótopos, meia-vida e os tipos de radiação (alfa, beta e gama).

A prova também pode abordar aplicações mais práticas, como as vantagens e as desvantagens do uso da energia nuclear e como deve ser feito o descarte do lixo atômico. As possibilidades de uso da radioatividade no dia a dia também são importantes, como radiografias e esterilização de materiais.

Vale conhecer ainda os efeitos da radioatividade no corpo humano e os principais episódios históricos que a envolvem, como o lançamento das bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial e os acidentes de Chernobyl e do Césio-137, este último ocorrido no Brasil.

4. Química orgânica

Assunto praticamente certo no Enem, nessas questões de Química é importante conhecer as principais funções orgânicas, entender as reações, e saber identificar os compostos orgânicos – – aqueles formados sempre por átomos de carbono (C).

Aqui, o Enem também costuma elaborar enunciados que exigem bastante capacidade de interpretação de texto do candidato, além de puxar o conteúdo para assuntos que nos afetam no dia a dia, como os impactos da atividade humana no meio ambiente e os processos de reciclagem.

5. Estudo das principais substâncias químicas ( simples e compostas)

Neste conteúdo, a maior parte das questões pede que o candidato analise as estruturas de determinadas moléculas e o modo como elas interagem com o meio (geralmente a água), com outras substâncias e entre si.. Assim, é importante saber relacionar propriedade químicas, físicas e biológicas. Outros conceitos importantes para estudar são as interações intermoleculares, as estruturas das moléculas e as condições que estão envolvidas nas forças intermoleculares.

6. Meio ambiente

Cada vez mais em voga, as questões sobre meio ambiente na prova de Química do Enem costumam partir para a interdisciplinaridade, abordando também conceitos de Geografia e Biologia, principalmente.

Fique atento a conteúdos tradicionais como chuva ácida, a camada  de ozônio, a poluição do solo e das águas e os processos envolvendo lixo (reciclagem, compostos biodegradáveis, lixo radioativo, entre outros) e tratamento de esgoto e da água. Não se esqueça, porém, de temas mais contemporâneos e cada vez mais importantes, como mudanças climáticas, aquecimento global (efeito estufa), poluição dos oceanos, e inversão térmica.

7. Eletroquímica

Neste tópico, a relação com outras disciplinas também costuma dar as caras, especialmente relacionando com conhecimentos de Física. Temas como energia elétrica, reações de transferência de elétrons (oxidação e redução), pilhas, eletrólise, as Leis de Faraday e outras transformações eletroquímicas são comuns ao longo da prova.

Também é importante , estudar a tabela de potenciais de redução e de oxidação,  as diferenças entre eletrólise e pilhas eletroquímicas.

8. Concentração de soluções

Os conceitos de solução, mistura, soluto e solvente são fundamentais para resolver as questões sobre este tema na prova de Química do Enem. Os cálculos de proporção e conversão de medidas e as unidades de massa, volume e matéria também são importantes.

Fique atento aos enunciados, pois as questões sobre concentração de soluções provavelmente vão envolver conhecimentos de propriedade físicas e químicas, exigindo do candidato boa capacidade de interpretação.

Esses são apenas alguns dos assuntos de Química que são bastante cobrados no Enem, porém, tenha em mente que não são os únicos que vão cair na sua prova. Por isso, dê uma boa revisada em todo o conteúdo passado pelo professor. E se você quiser uma ajuda extra para complementar suas aulas, entre AGORA no melhor e mais completo curso de química para vestibular e Enem do Brasil!

Durante anos, eu vi muitos alunos se esforçarem e estudarem horas e horas a fio, mas quando chegava a hora de fazer a prova, não lembravam os assuntos que realmente importavam e tiravam notas baixíssimas, perdendo o ano e principalmente destruindo a auto confiança para novas tentativas e foi aí que eu decidi criar a minha Plataforma de Química. 

Nela, você encontra + de 120 aulas gravadas, + de 20 aulas de resoluções dos principais testes de vestibulares e ENEM, + de 20 aulas de aprofundamento dos vestibulares mais concorridos (Medicina e Engenharias). Além de planos de ensino completo focado em reforço escolar exclusivo para o Ensino Médio, ENEM e os principais vestibulares do PR e de SC.

Tem dúvidas sobre a minha metodologia? Acesse agora um módulo gratuitamente da minha plataforma e conheça um pouco do meu curso de Química. Clique aqui para solicitar o acesso gratuito. 🙂


CONTINUE ESTUDANDO

👉 Como montar um cronograma de estudos perfeito
👉 Estequiometria Básica: o que você não pode deixar de saber
👉 Ácidos: Funções Inorgânicas

👉 10 dicas para estudar Química para o vestibular e o Enem

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, e se inscreva no Youtube 🙂

Compartilhar:
Tk Santos

Tk Santos

Sócia e CMO na Agência Betminds, formada em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduada em Cinema, com mais de 6 anos de experiência em Marketing e Produção de Conteúdo Digital.

Deixe uma resposta