Estequiometria Básica: o que você não pode deixar de saber

A Estequiometria é o cálculo da quantidade de cada substância envolvida em uma reação, e é feita com base nas leis ponderais e volumétricas. Geralmente, é realizada com a ajuda de algumas equações químicas e do conhecimento de algumas informações, como massa, número de mol e volume molar.

Entretanto, com tanta coisa para estudar para o Enem e outros vestibulares, é normal ficar meio confuso e não saber o  que você precisa para calcular para resolver o problema . Mas não se preocupe: neste post, vou fazer uma relação dos conceitos mais importantes que você precisa lembrar. Então acompanhe!

Estequiometria Básica: o que você não pode deixar de saber

1. Cálculo da Massa Molar (MM)

A massa molar nada mais é do que a massa atômica do próprio elemento expressa em gramas. Assim, se estamos falando de um elemento químico, basta procurar o valor da massa atômica dele na tabela periódica e registrá-la em gramas.

Por exemplo:

He = 4,00 u     He = 4,00 g  

 Ne = 20,18 u    Ne = 20,18 g

Caso a substância tenha mais de um elemento, a Massa Molar é calculada por meio da soma das massas molares dos elementos. Caso a quantidade de um mesmo elemento seja maior que 1, multiplica-se a massa molar pelo número de vezes que o elemento aparece.

Por exemplo: dadas as massas molares em g/mol  ( H=1  O=16  N=14   Ca=40 )

H₂O = 16 + (2 x1) =  18 g/mol

C₁₂H₂₂O₁₁ = (11 x 16) + ( 22 x1) + (12 x 12) =  342g/mol

Ca(NO₃)₂ = ( 2 x 3 x 16) + ( 2 x 14) + 40 =  164g/mol

2. Cálculo da Pureza

O Cálculo da Pureza é bastante feito em laboratórios químicos para estabelecer o grau de pureza das substâncias, já que dificilmente elas são 100% puras. Sempre há algum tipo de impureza e, por isso, algumas questões já apontam a quantidade de impureza ou se a substância é pura.

Por exemplo:

Se uma amostra de 50g de NaCl é 70% pura, quanto de NaCl há na amostra?

Para resolver, basta uma simples regra de 3:

50 g – 100% 100x = 50 . 70 X = 3500 / 100

x g – 70% 100x = 3500 X = 35 g de NaCl

Em geral, essa é a primeira etapa para os cálculos estequiométricos que possuem reações químicas com cálculo de pureza.

3. Cálculo de Rendimento

Não existe 100% de aproveitamento em uma reação química; sempre há um certo nível de perda. Assim, é comum que a quantia final de produto seja inferior ao valor esperado, o que significa que o rendimento não foi total.

O Cálculo de Rendimento é outra situação em que a regra de 3 pode ser suficiente para resolver o problema, ou pelo menos parte dele. Basta relacionar o valor esperado com o valor obtido no produto.

Por exemplo:

Uma reação química deveria produzir 400 g de uma substância, mas obteve um rendimento de apenas 80% . Qual é o valor da massa obtida?

400 g – 100%                      100x = 400 . 80                x = 32000 / 100

x g – 80%                             100x = 32000                     x = 320 g

4. Cálculo do número de mol (n)

Uma das informações mais importantes da Estequiometria Básica é o Cálculo do número de mol (n),  que por sua vez indica a massa molar, em gramas, daquela quantidade de matéria.

5. Constantes e conversões úteis

Existem algumas constantes e conversões que são bastante úteis para a Estequiometria Básica. São elas:

Constante de Clapeyron

É uma constante proposta pelo físico Clapeyron usada na equação de Clapeyron  para descrever o comportamento de um gás perfeito ou ideal. A letra que representa essa constante é R, e pode variar conforme a unidade de pressão utilizada. Em atm, vale 0,082; em mmHg, vale 62,3..

Número de Avogadro

A constante de Avogadro é igual a 6,022 . 10²³ e corresponde ao número de entidades (átomos, moléculas, íons etc.) existente em 1 mol..

Pressão

Medida em atm ou  mmHg , é uma das variáveis que atua sobre as reações químicas. 1 atm corresponde a 760 mm de Hg.

Volume

Outra variável que influi nas reações químicas. As correspondências são:

1mL = 1cm³

1dm³ = 1L = 1000mL

Massa

Mais uma variável que afeta a velocidade e intensidade das reações químicas. Confira abaixo as correspondências:

1000 kg = 1 ton

1 kg = 1000 g

1g = 1000 mg

Comprimento

Como você pode imaginar, quando falamos de comprimento na Estequiometria Básica, estamos falando de dimensões minúsculas. Veja abaixo uma correspondência:

1nm = 1.10⁻⁹m

6. Leis da Estequiometria

Existem algumas leis que regem a Estequiometria Básica. São elas:

  • Lei das proporções constantes: também chamada de Lei de Proust ou Lei das proporções definidas. Por meio de experiências realizadas com substâncias puras, concluiu-se que a proporção entre as massas dos participantes da reação é constante ;
  • Lei de Lavoisier: é a lei da conservação das massas ou lei da natureza. Você já deve ter escutado que “na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”; esse trecho vem desta lei. Por meio de experiências próprias, Lavoisier percebeu que a massa total de um sistema permanecia inalterada quando a reação acontecia em um sistema fechado. Assim, concluiu que a soma das massas dos reagentes é igual a soma das massas dos produtos;
  • Lei volumétrica de Gay-Lussac: diz que, nas mesmas condições de temperatura e pressão, os volumes dos gases de uma reação formam uma proporção constante.

Espero que essas dicas tenham ajudado você a identificar pontos importantes para você estudar em Estequiometria Básica!

E se você quiser uma ajuda extra para complementar suas aulas, Entre AGORA no melhor e mais completo curso de química para vestibular e Enem do Brasil!

Durante anos, eu vi muitos alunos se esforçarem e estudarem horas e horas a fio, mas quando chegava a hora de fazer a prova, não lembravam os assuntos que realmente importavam e tiravam notas baixíssimas, perdendo o ano e principalmente destruindo a auto confiança para novas tentativas e foi aí que eu decidi criar a minha Plataforma de Química. 

Nela, você encontra + de 120 aulas gravadas, + de 20 aulas de resoluções dos principais testes de vestibulares e ENEM, + de 20 aulas de aprofundamento dos vestibulares mais concorridos (Medicina e Engenharias). Além de planos de ensino completo focado em reforço escolar exclusivo para o Ensino Médio, ENEM e os principais vestibulares do PR e de SC.

Tem dúvidas sobre a minha metodologia? Acesse agora um módulo gratuitamente da minha plataforma e conheça um pouco do meu curso de Química. Clique aqui para solicitar o acesso gratuito. 🙂


CONTINUE ESTUDANDO

👉 Como montar um cronograma de estudos perfeito
👉 Ácidos: Funções Inorgânicas

👉 10 dicas para estudar Química para o vestibular e o Enem

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, e se inscreva no Youtube 🙂

Compartilhar:
Tk Santos

Tk Santos

Sócia e CMO na Agência Betminds, formada em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduada em Cinema, com mais de 6 anos de experiência em Marketing e Produção de Conteúdo Digital.

Deixe uma resposta